logoGenetica

tituloGenetica

logoIcb

englishFlag

As proteínas quinases (PKs) compreendem uma grande família de enzimas que medeiam a resposta de células eucarióticas a estímulos externos. As PKs são moléculas chave em várias vias de transdução de sinal, em eucariotas; estão envolvidas em diferentes cascatas de sinalização que controlam diversos processos biológicos, tais como a adesão, alteração no citoesqueleto, migração,proliferação, diferenciação, comunicação celular e sobrevivência. A Doença de Chagas é causada pelo tripanossomatídeo Trypanosoma cruzi e afeta 16-18 milhões de indivíduos, matando de 10 a 20% dos infectados na América Latina. Há poucas drogas disponíveis no mercado que são eficazes- e tóxicas.

A fim de levar a cabo a total erradicação de sua transmissão no continente Americano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lista temas de pesquisa prioritários, entre eles novos alvos de drogas e vacinas. Para alcançar o objetivo, uma estratégia racional de desenho de drogas tem sido desenvolvida, tendo como escopo moléculas envolvidas em transdução de sinal, especificamente PKs. Pouquíssimas PKs foram caracterizadas em T. cruzi, apesar de estar comprovado que vias de sinalização são ativadas quando da invasão do parasita no hospedeiro.

Visamos caracterizar moléculas sinalizadoras tanto de T. cruzi, como da célula hospedeira, envolvidas no processo de adesão, invasão celular e multiplicação do parasita, para a elucidação dos mecanismos de infectividade, notadamente de formas EAs, de T. cruzi.

As perspectivas são escolher alvos para desenho de drogas inibidoras que fossem especificas para o parasita e minimamente tóxicas para o hospedeiro. Projetos de biologia estrutural em andamento em colaboração com a Universidade de São Carlos vão auxiliar na obtenção de estruturas de proteínas alvo e seus possíveis ligantes

Sinalização Celular de Patógenos Eucariotas
dianabahia@hotmail.com