24 de Novembro de 2010
O PGGEN disponibiliza duas bolsas de Pós doc

Disponibilidade de bolsas de Pós-Doutorado em Genética pelo Programa de Pós-Graduação em Genética - ICB - UFMG

Duas posições de Pós-doutorado estão disponíveis no Laboratório de Genética Animal e Humana do Departamento de Biologia Geral, na Universidade Federal de
Minas Gerais (Belo Horizonte), sob a supervisão da Professora Ana Lúcia Brunialti Godard. Os pós-doutores trabalharão em interação com o no Laboratório de Diversidade Genética Humana do Departamento de Biologia Geral sob a supervisão do Prof. Eduardo Tarazona.

As bolsas são do programa PNPD - CAPES com duração de cinco anos, para trabalhar nos seguintes projetos:

1.Estudo do genoma funcional através do estabelecimento de modelos animais - Modelo de Alcoolismo. Objetivo geral: estudo do genoma funcional de um modelo animal de alcoolismo. Avaliar os níveis dos transcritos da amígdala, e de outras áreas cerebrais relacionadas com a manutenção e/ou gênese do alcoolismo (córtex pré-frontal, hipocampo, hipotálamo e estriado), bem como outros tecidos, como os adipócitos periféricos contribuindo para a produção do conhecimento científico acerca do alcoolismo.

2.Análise evolutiva de genes de interesse em alcoolismo identificados a partir de estudos funcionais com modelos animais, metabolismo de lípidos imunidade e resposta a fármacos. Objetivo geral: Utilizar um enfoque de evolução molecular para identificar regiões potencialmente envolvidas em processos de patogênese em genes relevantes em alcoolismo, metabolismo de lipídeos, doenças infecciosas, câncer e na resposta a fármacos.

Os candidatos selecionados deverão ser jovens doutor(a)es com experiência em pesquisa comprovada por publicações científicas em revistas internacionais em uma das seguintes áreas: Genômica Funcional, Genômica, Bioinformática e áreas afins. Os candidatos selecionados deverão evidenciar aptidão para o trabalho em equipe e orientação/co-orientação de alunos de Pós-Graduação e Iniciação científica. Será requerido bom conhecimento da língua inglesa, em particular, de escritura de textos científicos, e de capacidade de desenvolver uma conversação técnica em inglês.

Processo de Seleção:
Os interessados deverão enviar Currículo Modelo Lattes e uma carta de interesse para a Professora Ana Lúcia Brunialti Godard (brunialt@ufmg.br ou anagodard@hotmail.com) até o dia 10/12/2010. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 13/12/2010 sendo que os candidatos selecionados serão informados diretamente pelo coordenador.