Nova Resolução de Qualificação de Doutorado 01/2021 e Novos Formulário para Preenchimento dos Discentes e Banca

Caros orientadores e estudantes,

A Capes tem mudado de maneira substancial os critérios de avaliação dos PPGs e tem considerado parâmetros que antes não possuíam muito peso nas avaliações. Neste sentido, o critério de número de publicações dos docentes com seus orientados tem tido seu peso muito aumentado. Com vistas neste critério, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFMG aprovou a criação do novo formulário do Exame de Qualificação (nível Doutorado) e Nova Resolução de Regras de Qualificação).

O formulário utilizado atualmente nos Exames de Qualificação é muito subjetivo, dando pouca ciência sobre o andamento do trabalho de tese. Assim, um novo formulário foi elaborado, debatido e aprovado pelo Colegiado. Nosso intuito é saber o real estado do trabalho de tese - se as metas e os prazos estão sendo cumpridos, qual(ais) produto(s) será(ão) de fato gerado(s), etc.

Assim, o que se espera é uma melhora dos nossos índices de publicação, em que o orientado seja o primeiro autor e o orientador seja o último autor/autor correspondente.

Salientamos que a nova Resolução, o novo formulário da banca e o formulário do discente será utilizado a partir deste semestre (2021/1).

Agora, à banca de Qualificação terá acesso ao Formulário (disponível em: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/forms.php > FORMULÁRIO DE QUALIFICAÇÃO PREENC. DISCENTES) de informes do andamento do trabalho, a ser preenchido pelo aluno (gentileza manter em word). O aluno deve entregar este formulário junto ao envio de solicitação de aprovação da banca pelo Colegiado. Esse formulário será inserido no processo de Qualificação Via SEI, para que a banca tenha este conhecimento do histórico do desenvolvimento do trabalho, subsidiando uma melhor análise.

Já o formulário reformulado da banca, como de praxe, será inserido no SEI para preenchimento online/síncrono.

Resolução publicada hoje, conforme link: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/Resolucao1.2021.Qualificacao.pdf

CEP: 31270-901 - Belo Horizonte - MG - (0xx) - 31 - 3409-2570 - pg-gen@icb.ufmg.br

Secretária: Raíssa Campos